02/03/2011

A decadência da identidade - O Mágico


O ser humano, desde seu nascimento, carrega dentro de si o potencial para construir qualquer identidade, podendo ser cientista, artista, estudioso etc, assumindo caracteres que lhe aproximam de determinadas categorias e outras que lhe particularizam dentro das mesmas. Mas, em certos momentos, desejamos manter certas identidades que , por mais que nos encantem, não conseguem ou conseguirão comungar com as experiências das outras pessoas na sociedade.

Essa é a linha mestra do longa de animação O Mágico (L'Illusionniste, 2010), dirigido por Sylvain Chomet - de As Bicicletas de Belleville (Les Triplets Du Belleville, 2003) - a partir de um roteiro de Jacques Tati, que conta a história de um mágico que entra em decadência por não conseguir mais se encaixar no cotidiano de uma grande cidade. Como o público diminui cada vez mais devido à preferência por atrações mais jovens e populares, ele tem menos oportunidades de trabalho e precisa viajar para se manter. Numa destas viagens, rumo à Escócia, ele conhece uma garota, a quem presenteia com um par de sapatos e que decide seguir com ele.

Interessante como Chomet trabalha com a persona de Tati para compor o protagonista, mas, ao invés de utilizar da inadequação como um meio de extrair risadas, ele a utiliza de forma melancólica, extraindo sua poesia de pequenos momentos em que vemos a energia criativa surgir num cotidiano cercado de concreto e barulho. Com traços leves e contornos humanos, além de um sépia constante que ressalta a sensação de deslocamento temporal. Contudo, em seu final pessimista, mas ao mesmo tempo poético, Chomet chama atenção para nossa necessidade de sempre escolher o caminho da realidade, que, mesmo não sendo o caminho mais agradável, ao menos é aquele que nos encaminha para uma realização mais sólida da nossa identidade. Talvez a resposta não esteja na total negação do sonho, naquilo que desejamos para nós mesmos, mas nas possibilidades que, paradoxalmente, uma limitação pode nos fazer enxergar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário