20/01/2011

Unbreakable e a fantasia realista de Shyamalan




No seu segundo longa – depois do sucesso estrondoso de O Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999) -, M. Night Shyamalan decidiu contar em Corpo Fechado (Unbreakable, 2001)uma história fantástica, mas mantendo a estética realista que tornou seu filme de estréia tão alardeado.

Retratanto com humanidade o universo das histórias em quadrinhos, o filme tem início quando acontece um espantoso desastre de trem choca os Estados Unidos, em que todos os passageiros morrem, exceto David Dunn (Bruce Willis), que escapa ileso do acidente, para espanto dos médicos e de si mesmo. Buscando explicações sobre o ocorrido, ele encontra Elijah Price (Samuel L. Jackson), um homem com uma estranha deficiência – seus ossos quebram facilmente como vidro - que apresenta uma explicação bizarra para o fato: ele é um super-herói.

De início relutante, Dunn começa a compreender suas habilidades ao longo do enredo, na mesma medida em que precisa resolver as pendências de seu casamento com Audrey (Robin Wright Penn) e enfrentar um assassino que está à solta na cidade. Shyamalan, a fim de conduzir sua dramática história de super-heróis por um viés realista, reconstrói elementos e enquadramentos típicos das HQs à sua própria forma. Observe como sempre utiliza os elementos da mise en scène para colocar o herói David Dunn em "quadrados" – ou requadros nas HQs - e utilizando capas e apresentar visualmente Elijah "Sr Vidro" Price através de vidrarias (espelho, televisão etc).Da mesma forma, equilibra esses elementos com parcimônia, sem se utilizar de uma edição frenética ou ângulos inusitados para forçar uma identificação da arte sequencial na construção de sua dramaturgia visual.

Um cineasta que soube tratar da necessidade de superação da condição humana através da criação de mitos maiores do que si mesma, mas que terminou se perdendo ao longo do caminho dos deuses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário