28/03/2009

A revolução por um propósito em Antes do Anoitecer


Reinaldo Arenas revolucionou como contra-revolucionário. Não se entregou aos mandamentos ditados durante o domínio de Fidel Castro em Cuba. Através de suas palavras, pôde conscientizar e emocionar muitos.

Foi preso, acusado de crimes que não cometeu. Tudo por causa de uma vida de entrega a suas escolhas. Sua arte, suas paixões. Seria possível viver uma vida sem paixão? Sem a busca ardente pela realização de um propósito que possa estar acima de nós mesmos? Reinaldo não acreditava que este propósito estava tão distante de si, mas que poderia estar muito mais perto se o crêssemos estar assim.

Sofreu bastante para poder se permitir falar o que pensava, viver o que vivia. Mesmo que não concordemos com todas as decisões que tomou para sua vida, é inegável sua importância para perceber o quanto somos negligentes com nossos princípios quando nos permitimos calar diante de tantas circunstâncias talvez até mais leves do que Arenas enfrentou.

Schnabel, sabiamente, cria Antes do Anoitecer oscilando facilmente entre o poético e o contundente, mas deixando espaço livre para que seu personagem cative o público. Procurou fazer suas as palavras daquele jovem escritor. E que nós possamos refletir sobre o que sua experiência pode nos dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário